SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Identificação de talentos: uma análise exploratória do modelo dos três anéis e do modelo das portas giratóriasSilêncios e rearranjos na conjugalidade em situação de câncer em um dos cônjuges índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CAMARGO, Brigido Vizeu et al. Representações sociais do envelhecimento entre diferentes gerações no Brasil e na Itália. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 179-188. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020007.

As representações sociais do envelhecimento podem ser diferentes de acordo com a cultura. O objetivo deste estudo foi comparar as representações do envelhecimento no Brasil e na Itália. Participaram 360 sujeitos distribuídos igualmente entre as nacionalidades, sexo e grupo etário. O questionário apresentou questões fechadas e abertas. Os resultados indicam associação das variáveis sociais (sexo, grupo etário e contexto cultural) com duas representações de envelhecimento: uma, na qual as relações sociais e a atividade completam a ideia de um momento exitoso, em que experiência de vida produziu sabedoria diante da vida, e outra como um processo que, embora traga experiência e sabedoria, resulta em declínio, doenças, inatividade e incapacidades, indicando o fim da vida.

Palavras-chave : representação social; envelhecimento; fatores socioculturais; grupos etários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )