SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Representações sociais do envelhecimento entre diferentes gerações no Brasil e na ItáliaFormação e atuação em psicologia social comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PICHETI, Jeovana Scopel; CASTRO, Elisa Kern de  e  FALCKE, Denise. Silêncios e rearranjos na conjugalidade em situação de câncer em um dos cônjuges. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 189-199. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020008.

O presente artigo, embasado pela teoria sistêmica, refere-se a uma pesquisa qualitativa de estudos de casos múltiplos, cujo objetivo foi compreender a relação conjugal de casais nos quais um dos cônjuges estava em tratamento para o câncer. Quatro casais de meia-idade foram entrevistados (conjunta e individualmente) sobre o tema. Foram feitas análises transversais dos casos e síntese dos casos cruzados. Os principais resultados evidenciaram transformações no papel de marido/mulher para paciente/cuidador, dificuldades dos casais para falarem sobre as mudanças relacionadas à conjugalidade, em especial sobre o aspecto sexual, e sobre os medos referentes à possibilidade de morte.

Palavras-chave : neoplasias; família; relações conjugais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )