SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Silence and rearrangements in conjugality when a spouse has cancerPerception and imperception: the sensible experience in the phenomenological tradition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos  and  PARDO, Maria Benedita Lima. Formação e atuação em psicologia social comunitária. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 200-210. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020009.

A pesquisa objetivou identificar as opiniões de estudantes de psicologia sobre a formação acadêmica para atuação profissional na área da psicologia social comunitária. Participaram da pesquisa 114 estudantes do 5º ano do curso de psicologia. Os participantes responderam a um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas sobre a formação e atuação em psicologia social comunitária. Os estudantes demonstraram satisfação com os aspectos gerais e específicos da formação, e as disciplinas de psicologia social e psicologia comunitária representaram as principais bases teóricas. As estratégias de ensino foram consideradas satisfatórias, e os conteúdos apresentados nas aulas contribuem para a formação profissional, mas destacou-se que as instituições de ensino precisam oferecer estágios e pesquisas com o propósito de facilitar a preparação para atuação profissional. Os resultados evidenciam que a formação na área da psicologia social comunitária necessita priorizar as inter-relações de ensino, prática e pesquisa, por se considerar que esses pontos contribuem para a contextualização das demandas sociais.

Keywords : formação do psicólogo; psicologia social; psicologia comunitária; intervenção social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )