SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Formação e atuação em psicologia social comunitáriaO desenvolvimento do projeto de uma psicologia fenomenológica em Husserl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

VERISSIMO, Danilo Saretta. Percepção e impercepção: a experiência sensível na tradição fenomenológica. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 211-220. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020010.

Neste artigo, circunscrevemos um domínio de investigação teórica relativo à dinâmica de conjugação das dimensões de presença e ausência, de visibilidade e invisibilidade, que emerge na fenomenologia da percepção como traço essencial tanto da nossa experiência do mundo percebido quanto da nossa experiência subjetiva e intersubjetiva. Priorizamos um eixo teórico que integra o pensamento de Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty às contribuições recentes de Renaud Barbaras. A esse quadro filosófico, vinculamos aportes especialmente da psicologia, demarcando o movimento de circularidade observado entre a fenomenologia da percepção e a psicologia fenomenológica, a psicologia da Gestalt, a psicanálise, as ciências cognitivas e as neurociências.

Palavras-chave : percepção; corpo; movimento; desejo; fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )