SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Diferenças regionais e as normas de interpretação do Teste de Bender-Sistema de Pontuação GradualAspectos contextuais e pessoais influenciadores do consumo de chocolate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ALMEIDA, Bruna Rocha de  e  PEREIRA-SILVA, Nara Liana. A convivência com um irmão com síndrome de Down. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 10-19. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010003.

Este estudo objetivou identificar o conhecimento de irmãos com desenvolvimento típico sobre a síndrome de Down e descrever a percepção destes e de seus genitores a respeito da convivência com um irmão com síndrome de Down, focalizando as responsabilidades do irmão com desenvolvimento típico em relação àquele com síndrome de Down e as tarefas domésticas. As mães (n=10) responderam ao Questionário de Caracterização do Sistema Familiar e ambos os genitores (n=20) e irmãos com desenvolvimento típico (n=9) responderam a entrevistas semiestruturadas. A maioria dos irmãos não tem conhecimento sobre a síndrome de Down. Há similaridades e diferenças quanto às percepções de pais, mães e irmãos acerca das características da convivência fraternal. Os dados sugerem que, nessas famílias, a presença da síndrome de Down não é prejudicial à convivência.

Palavras-chave : família; irmãos; síndrome de Down.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License