SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A convivência com um irmão com síndrome de DownA produção científica sobre o cyberbullying: uma revisão bibliométrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SMITH, Marcia Baroni Nader Costa  y  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Aspectos contextuais e pessoais influenciadores do consumo de chocolate. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 20-30. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010004.

O presente trabalho buscou conhecer e analisar fatores que influenciam o consumo de chocolate de um conjunto de pessoas e as modalidades de explicação ou justificação que apresentam para o seu padrão de consumo e para o tipo de interesse que têm pelo chocolate. Os dados foram coletados por meio de questionário. Participaram 313 homens e mulheres, a maioria (63,3%) com idade entre 16 e 25 anos. Houve interesse especial na discussão das diferenças encontradas quando os padrões de consumo de homens e mulheres são comparados. Ficou evidente, no grupo de participantes, que a influência de muitos dos aspectos considerados sobre o consumo do chocolate não se processa de forma idêntica sobre homens e mulheres. A representação de chocolate que os participantes revelaram, ao realizarem uma tarefa de evocação, mostra expressiva similaridade, com poucos aspectos divergentes. Os dados mostram que, no caso das mulheres, a seleção de alimentos é mais influenciada por fatores culturais ou factuais relacionados às variações de estados afetivos, o que pode contribuir para a discussão do comportamento alimentar em suas várias facetas.

Palabras clave : chocolate; comportamento alimentar; seleção alimentar; diferenças de gênero; representação social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License