SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Aspectos contextuais e pessoais influenciadores do consumo de chocolateEmpregabilidade do psicólogo: análise da percepção de alunos, ex-alunos, professores universitários e selecionadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

OLIVEIRA, Júlia Custódio Carelli de; LOURENCO, Lélio Moura  y  SENRA, Luciana Xavier. A produção científica sobre o cyberbullying: uma revisão bibliométrica. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 31-39. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010005.

O cyberbullying é um ato agressivo e intencional, realizado por um grupo ou por um indivíduo por meio de contatos eletrônicos. O presente artigo teve como objetivo realizar um levantamento bibliométrico sobre o tema, a partir de artigos acadêmico-científicos indexados em bases de dados. Foram selecionados trabalhos publicados entre 2008 e 2013. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados 63 artigos. Os resultados apontaram 2012 como o ano de maior produtividade nessa temática, além da Espanha e dos Estados Unidos como os países com o maior número de publicações. Os periódicos com maior quantidade de artigos publicados foram "School Psychology International" e "Computers in Human Behavior". Rosário Ortega-Ruiz, Peter Smith e Sheri Bauman aparecem como os autores mais produtivos.

Palabras clave : violência; cyberbullying; revisão bibliométrica; artigos acadêmico-científicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License