SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A produção científica sobre o cyberbullying: uma revisão bibliométricaDimensiones de la salud comunitaria que consideran pediatras del Primer Nivel de Atención: reflexiones y desafíos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NOGUEIRA, Tânia da Glória et al. Empregabilidade do psicólogo: análise da percepção de alunos, ex-alunos, professores universitários e selecionadores. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 40-49. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010006.

O objetivo deste estudo foi analisar se o curso de Psicologia de uma universidade particular, segundo a ótica de professores, alunos, ex-alunos e selecionadores possibilita o desenvolvimento de competências necessárias para a conquista de empregabilidade. Foram realizadas análise descritiva de questionários aplicados em 82 alunos e ex-alunos, análise descritiva e de conteúdo de 43 entrevistas com alunos, ex-alunos (que atuam e que não atuam como psicólogos), professores, selecionadores e com a coordenadora do Programa de apoio à Carreira. Os dados apontam que 50% dos exalunos estão inseridos no mercado de trabalho, destes 40% percebem que adquiriram competências através da graduação. Os resultados sugerem que as IES façam discussões sobre empregabilidade envolvendo alunos, ex-alunos, professores e selecionadores.

Palavras-chave : empregabilidade; mercado de trabalho; estudantes universitários; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License