SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Dimensions of the community health considered by pediatricians from the First Care Level: reflections and challengesPhilosophical and theoretical psychology as a field of academic research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

HAASE, Vitor Geraldi; JULIO-COSTA, Annelise  and  SILVA, Júlia Beatriz Lopes. Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 62-71. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010008.

O construtivismo é a principal ideologia educacional contemporânea que influencia o pensamento pedagógico. Tal ideologia propõe que a aprendizagem deve acontecer através da experiência. De acordo com ela, a função da educação não diz tanto respeito à instrução ou aquisição de conhecimento, mas sim à formação em caráter mais amplo. Entretanto, as evidências indicam o fracasso do uso do construtivismo como estratégia pedagógica. O trabalho objetiva, através de uma revisão crítica, discutir aspectos que questionam a real validade do construtivismo: confusão entre pedagogia e epistemologia, aprendizagem ativa, evolução da mente humana, arquitetura cognitiva, diferenças individuais e fornecimento de diretrizes para operacionalização da aprendizagem. A revisão aponta que os métodos instrucionais precisam ser revalorizados, principalmente quando se trata da aprendizagem por crianças com dificuldades.

Keywords : construtivismo; psicologia cognitiva; psicologia evolucionista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License