SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolarInterfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

FONTES, Flávio Fernandes  e  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. A psicologia teórica e filosófica como uma área de pesquisa acadêmica. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 72-79. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010009.

Pesquisas filosóficas e conceituais vêm sendo reiteradamente apontadas como necessárias na Psicologia, dada a caracterização da disciplina como excessivamente centrada no método e na coleta de dados empíricos. Em resposta a isso, ocorreu ao longo das últimas décadas o surgimento de uma nova área de pesquisa, a Psicologia Teórica e Filosófica. Com o objetivo de fornecer uma introdução a este campo, são destacados alguns dos principais periódicos, programas de pós-graduação e instituições que produzem conhecimento nesta vertente. Procurou-se delimitar o escopo e o objetivo da Psicologia Teórica e Filosófica. Foram revisados diferentes autores que procuraram estabelecer quais as suas principais atividades, para isso foram elencados alguns exemplos de pesquisas importantes, e concluiu-se a relevância do fomento deste tipo de pesquisa para a Psicologia como um todo.

Palavras-chave : psicologia teórica; psicologia filosófica; análise conceitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License