SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Philosophical and theoretical psychology as a field of academic researchCoping and burden from family caregivers of psychiatric patients: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

SILVEIRA, Flávia Fraga  and  RODRIGUES, Marisa Cosenza. Interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 80-87. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010010.

Gradualmente, as crianças tornam-se capazes de compreenderem os estados mentais próprios e alheios e de expressá-los por meio da linguagem. Neste domínio sociocognitivo, a brincadeira de faz de conta é uma atividade que pode favorecer a atribuição dos estados mentais na infância. O presente artigo pretende discutir algumas interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta. A importância da brincadeira de faz de conta e das conversações como recursos para promover o desenvolvimento sociocognitivo é destacada, pois ambas fomentam a atribuição dos estados mentais. Família e escola são apresentadas como contextos de desenvolvimento potenciais para tal estimulação, uma vez que constituem instâncias favorecedoras de conversações, leituras interativas e brincadeiras.

Keywords : filosofia da mente; linguagem; brincar de faz-de-conta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License