SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SANTOS, Daniela Cristina Souza  y  BANDEIRA, Marina. Estratégias de enfrentamentos e sobrecarga dos familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: revisão de literatura. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp. 88-104. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010011.

A desinstitucionalização psiquiátrica resultou em maior responsabilidade dos familiares no cuidado informal dos pacientes, o que pode resultar em elevada sobrecarga para estes cuidadores. Essa sobrecarga pode ser diminuída com o uso de estratégias eficazes de enfrentamento, segundo o modelo teórico da sobrecarga. Foi realizada uma busca sistemática nos indexadores SciELO, LILACS, Pubmed, Web of Science e PsycINFO, sendo encontrados 36 estudos internacionais que avaliaram a relação entre coping e sobrecarga dos familiares cuidadores. Os resultados indicaram que os familiares utilizam uma diversidade de estratégias de enfrentamento, mas, em geral, elas não estão associadas a um menor grau de sobrecarga. As estratégias de evitação e de resignação estão claramente associadas a um maior grau de sobrecarga, devendo, portanto, ser evitadas.

Palabras clave : sobrecarga dos familiares cuidadores; pacientes psiquiátricos; coping; revisão de literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License