SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Institutional violence and stigma reproduction on smoked cocaine users in MontevideoTreatment specificities for crack addiction in women: interface with human rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

VALLIM, Danielle de Carvalho. Violados indignos: usuários de crack no Rio de Janeiro e em Nova Iorque. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 126-138. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020003.

Este estudo analisa formas de manifestação da violência praticada contra usuários de crack em cenas de uso, nas cidades do Rio de Janeiro e de Nova Iorque. O método qualitativo constituiu a proposta metodológica em ambas as cidades, com técnicas de observação participante, relatos de histórias de vida e entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que, nos ambientes em que essa população se encontrava, reproduziam-se formas particulares de sofrimento, provocadas pelas violências física e moral, contra e entre os usuários, bem como pela discriminação social a que eram submetidos, perpetuando formas de banalização da violência e do sofrimento. Tornou-se evidente que o uso de drogas em cenas de uso de crack nas duas cidades eleva a exposição de seus usuários a problemas de saúde, violência, estigma, isolamento social e violação dos direitos.

Keywords : violência; usuários de crack; crack; discriminação; estigma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License