SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Violated and undignified: crack cocaine users in Rio de Janeiro and New YorkThe challenges of harm reduction as a public policy related to drugs in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

LIMBERGER, Jéssica; SCHNEIDER, Jaluza Aimèe  and  ANDRETTA, Ilana. Especificidades do tratamento de mulheres usuárias de crack: interface com direitos humanos. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 13-147. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020004.

O consumo de crack por mulheres é um problema de política pública cujo tratamento envolve desafioos. Objetivou-se descrever as especificidades do tratamento de mulheres usuárias de crack, discutindo sua interface com os direitos humanos. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo com 36 mulheres em tratamento hospitalar por uso de crack que responderam a uma entrevista semiestruturada. Foi identificada predominância de mulheres solteiras, negras, de escolaridade e classe econômica baixa e que já eram mães. A falta de motivação e o preconceito dificultaram a procura por tratamento. Dentre os principais motivadores, destacou-se a possibilidade de se aproximar do filho, sendo esta uma reflxão a ser discutida. Portanto, enfatiza-se a importância de políticas públicas e tratamentos que contemplem as especificidades das mulheres, oportunizando o direito de saúde qualificada.

Keywords : crack (droga); mulheres; direitos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License