SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Violados indignos: usuários de crack no Rio de Janeiro e em Nova IorqueLos retos de la reducción de daños como política pública de drogas en Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

LIMBERGER, Jéssica; SCHNEIDER, Jaluza Aimèe  e  ANDRETTA, Ilana. Especificidades do tratamento de mulheres usuárias de crack: interface com direitos humanos. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 13-147. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020004.

O consumo de crack por mulheres é um problema de política pública cujo tratamento envolve desafioos. Objetivou-se descrever as especificidades do tratamento de mulheres usuárias de crack, discutindo sua interface com os direitos humanos. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo com 36 mulheres em tratamento hospitalar por uso de crack que responderam a uma entrevista semiestruturada. Foi identificada predominância de mulheres solteiras, negras, de escolaridade e classe econômica baixa e que já eram mães. A falta de motivação e o preconceito dificultaram a procura por tratamento. Dentre os principais motivadores, destacou-se a possibilidade de se aproximar do filho, sendo esta uma reflxão a ser discutida. Portanto, enfatiza-se a importância de políticas públicas e tratamentos que contemplem as especificidades das mulheres, oportunizando o direito de saúde qualificada.

Palavras-chave : crack (droga); mulheres; direitos humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License