SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Social distance toward people with substance dependence: a survey among health professionalsAlcohol and drugs consumption and psychologist's work in health family support nucleus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CALASSA, Glacy Daiane Barbosa; PENSO, Maria Aparecida  and  FREITAS, Lêda Gonçalves de. Redução de danos na visão dos profisssionais que atuam no CAPS AD II do Distrito Federal. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 177-187. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020008.

Este artigo discute, na perspectiva dos Direitos Humanos, como os profissionais dos CAPS AD II do Distrito Federal compreendem a Redução de Danos e como essa prática se efetiva. A fundamentação teórica se baseou na Reforma Psiquiátrica e nas políticas públicas sobre o tratamento a usuários de drogas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 19 profissionais. As informações foram tratadas por meio do software IRaMuTeQ® e examinadas segundo a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que, apesar de os profissionais conhecerem estratégias relacionadas à Redução de Danos, suas práticas não respeitam as escolhas do sujeito, violando os princípios da liberdade individual e dos Direitos Humanos.

Keywords : redução de dano; Direitos Humanos; centro de atenção psicossocial (CAPS).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License