SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Harm reduction in the view of professionals working in CAPS AD II of the Federal DistrictStrategies for treating families affected by substance abuse users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda  and  MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 188-197. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020009.

Objetivou-se discutir os desafios para a prática do psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) diante de demandas relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas e às possibilidades de atuação. Como desafios, aponta-se a falta de atualização e manejo profissional; a crença dos profissionais de que nada pode ser feito em relação a problemas com álcool e drogas; o encaminhamento como única ação de cuidado; e a formação dos psicólogos ainda baseada no modelo de clínica liberal, privada, curativa. É preciso criar práticas de acordo com o contexto dos indivíduos, resgatar as múltiplas dimensões de saúde e incorporar outros saberes para compor a produção do cuidado com a saúde, como a Redução de Danos, que reconhece cada usuário em sua singularidade e traça estratégias de promoção da saúde.

Keywords : psicologia; drogas; cuidado; saúde da família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License