SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Redução de danos na visão dos profisssionais que atuam no CAPS AD II do Distrito FederalEstratégias utilizadas no tratamento de famílias com usuários de substâncias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda  y  MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 188-197. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020009.

Objetivou-se discutir os desafios para a prática do psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) diante de demandas relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas e às possibilidades de atuação. Como desafios, aponta-se a falta de atualização e manejo profissional; a crença dos profissionais de que nada pode ser feito em relação a problemas com álcool e drogas; o encaminhamento como única ação de cuidado; e a formação dos psicólogos ainda baseada no modelo de clínica liberal, privada, curativa. É preciso criar práticas de acordo com o contexto dos indivíduos, resgatar as múltiplas dimensões de saúde e incorporar outros saberes para compor a produção do cuidado com a saúde, como a Redução de Danos, que reconhece cada usuário em sua singularidade e traça estratégias de promoção da saúde.

Palabras clave : psicologia; drogas; cuidado; saúde da família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License