SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da famíliaProjeto Terapêutico Singular no atendimento de mulheres em um CAPS AD III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Eroy Aparecida da; RODRIGUES, Thiago Pavin; MICHELI, Denise De  e  ANDRADE, André Luiz Monezi. Estratégias utilizadas no tratamento de famílias com usuários de substâncias. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 198-204. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020010.

Este estudo teve por objetivo descrever as estratégias cognitivo-comportamentais mais utilizadas por pacientes usuários de substâncias (n=52) e seus familiares (n=75) para lidar com as situações de risco durante o tratamento. A intervenção baseou-se na psicoterapia cognitivo-comportamental, e foram analisadas estratégias de fuga e enfrentamento. A análise de conteúdo destacou o suporte familiar para auxiliar o paciente no redirecionamento de novos hábitos envolvidos com o uso de drogas. A inclusão de estratégias direcionadas aos familiares dos dependentes foi importante para o treino de habilidades de mudança de comportamentos desadaptativos envolvidos no consumo de substâncias. Esses achados também ajudam na elaboração de futuras intervenções destinadas aos dependentes de drogas e seus familiares como forma de aumentar a efetividade da intervenção.

Palavras-chave : terapia cognitivo-comportamental; droga (dependência); terapia familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License