SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Estratégias utilizadas no tratamento de famílias com usuários de substâncias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

RASCH, Scheila Silva; ANDRADE, Angela Nobre de; AVELLAR, Luziane Zacché  e  RIBEIRO NETO, Pedro Machado. Projeto Terapêutico Singular no atendimento de mulheres em um CAPS AD III. Psicol. pesq. [online]. 2015, vol.9, n.2, pp. 105-115. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500020011.

Este estudo objetiva debater o Projeto Terapêutico Singular a partir da análise de prontuários de mulheres atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Foi realizado um levantamento nos prontuários de 27 mulheres atendidas no serviço. Os resultados levaram a três categorias principais: características sociodemográficas e do consumo; processo do tratamento; e temática das redes articuladas à construção do projeto terapêutico. Apesar da diversidade de ações e redes utilizadas, este levantamento evidencia a necessidade da ampliação de ofertas terapêuticas orientadas para o público feminino, visando à ampliação de recursos para mulheres. O projeto terapêutico articulado em rede e focado nas necessidades femininas pode fortalecer vínculos e propiciar uma atenção singularizada e acolhedora.

Palavras-chave : mulheres; saúde mental; drogas; tratamento; centro de atenção psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License