SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Community psychology in Indoafroiberoamérica: promise, reality or unreason?The Dispensing of Psychotropic Drugs at a Small Town: Considerations on Life Medicalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

SEIXAS, Pablo de Sousa et al. As políticas sociais nas disciplinas dos cursos de graduação em Psicologia no Brasil1. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp. 9-16. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100010042.

Objetivou-se investigar o tema “política social” nas disciplinas dos cursos de Psicologia no Brasil. Foram analisados 40 Projetos Pedagógicos dos Cursos de Instituições de Ensino Superior com distintas características (natureza jurídica, organização acadêmica e localização geográfica). Destes, identificou-se ementas de disciplinas a partir de critérios prévios e classificou-se quanto as áreas da Psicologia e conteúdo temático. Os principais resultados apontam a presença do tema em 8,3% das 2600 disciplinas analisadas, de forma pulverizada entre as instituições, sendo “Política social” estudada no Núcleo Comum (70%) e articulada com áreas especializadas da Psicologia (85%). Percebe-se que a abordagem mais ampla de políticas sociais, essencial para um profissional crítico, não ocorre de modo sistemático. Sugere-se investigar as orientações teórico-políticas tratadas nas disciplinas.

Keywords : formação em psicologia; currículo; políticas sociais.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License