SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A Dispensação de Psicofármacos em um Município de Pequeno Porte: Considerações Acerca da Medicalização da Vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ROSADO, Juliana Szpoganicz; BARBOSA, Paola Vargas  e  WAGNER, Adriana. Ajustamento Conjugal: a função das características individuais, do casal e do contexto. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp. 26-33. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100010044.

A qualidade dos relacionamentos conjugais é circunscrita por diversos fatores. Este trabalho investigou como a idade, o nível de escolaridade, a orientação sexual, o status conjugal, o tempo de duração da relação, a presença ou não de filhos, a percepção da conjugalidade dos pais, o salário, a satisfação com o trabalho e a satisfação com a condição econômica se associavam ao ajustamento conjugal de 1350 participantes, de ambos os sexos, de diferentes regiões do país. Análises de variância (ANOVA) revelaram que a qualidade conjugal se associa a aspectos individuais, da dinâmica conjugal e vida laboral dos participantes. Indivíduos jovens, homossexuais, sem filhos, com percepção positiva da conjugalidade dos pais e que estavam satisfeitos com a condição financeira e de trabalho indicaram maiores níveis de ajustamento conjugal.

Palavras-chave : Qualidade conjugal; Ajustamento Conjugal; Família; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License