SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estudo de Sintomas Depressivos em Crianças sob situação de Acolhimento InstitucionalViolência Contra o Homem Perpetrada por Sua Parceira:: Perspectivas de Psicólogos e Assistentes Sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BRITO, Ariane de  e  FARO, André. Estresse parental: Revisão sistemática de estudos empíricos. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp. 64-75. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100010048.

Esta pesquisa descreveu as características de publicações nacionais sobre o estresse parental, indexadas em duas bases de dados eletrônicas brasileiras e de livre acesso (SciELO e PePSIC). Onze artigos empíricos foram analisados na íntegra a partir de seus métodos (participantes e instrumentos), objetivos e principais resultados. Os resultados indicaram que a maioria das produções nacionais sobre estresse parental enfoca o estresse materno e de filhos com alguma condição clínica, além de ser notada ausência de instrumentos válidos para o Brasil que possam mensurar o fenômeno em populações distintas. Estressores presentes dentro do contexto parental podem influir no nível de estresse parental, enquanto que o suporte social recebido pode auxiliar os pais/mães a lidarem de forma adaptativa com a sobrecarga estressora.

Palavras-chave : estresse; parentalidade; relações pais-criança; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License