SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Parental stress: Systematic review of empirical studiesConstruction and content validity of the Anxiety Cognitive Scale in adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CEZARIO, Ana Cláudia Ferreira; CARVALHO, Laís Lage de  and  LOURENCO, Lelio Moura. Violência Contra o Homem Perpetrada por Sua Parceira:: Perspectivas de Psicólogos e Assistentes Sociais. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp. 76-84. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100010049.

A violência entre parceiros íntimos (VPI) é um fenômeno social e um problema de saúde pública. Entretanto, na maioria dos casos, é abordada apresentando a mulher como vítima e homem seu respectivo agressor. Desta forma, a presente pesquisa realizou um levantamento com profissionais e estagiários de psicologia e do serviço social a fim de investigar suas percepções, visões e experiências acerca da violência contra o homem, perpetrada por sua parceira íntima, no município de Juiz de Fora/MG, bem como levantar dados da VPI contra o homem. Para análise utilizou-se estatística descritiva e a Análise de Conteúdo de Bardin. Inicialmente foi feito um mapeamento das instituições e do número de profissionais. Por fim, o estudo entrevistou 40 profissionais e estagiários da psicologia e do serviço social atuantes na área judicial, CRAS e CREAS. Dos resultados 95.0% informaram acreditar que o homem pode ser vítima da VP e 37.5% já atenderam homens. Desta forma, percebe-se a existência da VPI contra o homem no município.

Keywords : violência; violência psicológica; relações conjugais; violência entre parceiros íntimos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License