SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estresse parental: Revisão sistemática de estudos empíricosConstruction and content validity of the Anxiety Cognitive Scale in adults índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CEZARIO, Ana Cláudia Ferreira; CARVALHO, Laís Lage de  e  LOURENCO, Lelio Moura. Violência Contra o Homem Perpetrada por Sua Parceira:: Perspectivas de Psicólogos e Assistentes Sociais. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp. 76-84. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100010049.

A violência entre parceiros íntimos (VPI) é um fenômeno social e um problema de saúde pública. Entretanto, na maioria dos casos, é abordada apresentando a mulher como vítima e homem seu respectivo agressor. Desta forma, a presente pesquisa realizou um levantamento com profissionais e estagiários de psicologia e do serviço social a fim de investigar suas percepções, visões e experiências acerca da violência contra o homem, perpetrada por sua parceira íntima, no município de Juiz de Fora/MG, bem como levantar dados da VPI contra o homem. Para análise utilizou-se estatística descritiva e a Análise de Conteúdo de Bardin. Inicialmente foi feito um mapeamento das instituições e do número de profissionais. Por fim, o estudo entrevistou 40 profissionais e estagiários da psicologia e do serviço social atuantes na área judicial, CRAS e CREAS. Dos resultados 95.0% informaram acreditar que o homem pode ser vítima da VP e 37.5% já atenderam homens. Desta forma, percebe-se a existência da VPI contra o homem no município.

Palavras-chave : violência; violência psicológica; relações conjugais; violência entre parceiros íntimos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License