SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Habilidades sociais e autoestima em idosos participantes de grupos de convivênciaParentalidade em casais homossexuais: Uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BERRI, Bruna; CASTRO, Amanda  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais relacionadas às práticas de rejuvenescimento. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp. 4-4. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100020056.

O rejuvenescimento apresenta-se como um recurso para manter-se em um lugar social relacionado ao estar ativo, para entender como pessoas constroem e compartilham conhecimentos cotidianos sobre rejuvenescimento utilizou-se como abordagem teórica a Teoria das Representações Sociais. Objetivou-se estudar as representações sociais das práticas de rejuvenescimento para homens e mulheres adultos. Descritiva e exploratória, envolveu 20 participantes residentes de Santa Catarina. Mediante realização de entrevistas em profundidade formou-se um material textual submetido a classificações hierárquicas descendentes. Resultados indicaram que as mulheres pensam rejuvenescimento enquanto práticas invasivas e minimamente invasivas, e os homens o associam as atividades físicas e leituras. Atividades físicas e exercícios mentais, como retardadores do envelhecimento, organizam a compreensão tanto do rejuvenescimento como das práticas para todos participantes.

Palavras-chave : representações sociais; práticas; envelhecimento; rejuvenescimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License