SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Representações sociais relacionadas às práticas de rejuvenescimentoSignificados de paternidade em famílias monoparentais femininas1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ARALDI, Marina Ortolan  e  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Parentalidade em casais homossexuais: Uma revisão sistemática. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp. 31-39. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100020057.

A pesquisa visa compreender como a parentalidade em casais homossexuais é investigada na literatura científica através de uma revisão sistemática. Para tanto, foram selecionados 17 artigos publicados entre 2004 e 2014, nas bases de dados SciELO, PePSIC e Academic Search Premier, em inglês, espanhol, português e francês, com os descritores homosexual parent OR same-sex parent OR homoparental. Resultados indicam que as pesquisas tentam responder como é a parentalidade em casais que diferem da norma a partir do viés heteronormativo. Sendo assim, a edificação da homossexualidade como patologia em décadas anteriores e a permanência desta visão dificultam a revisão de tais conceitos a nível social. Por isto a importância de estudos que gerem uma nova compreensão sob esta população.

Palavras-chave : revisão sistemática; parentalidade; homossexualidade; heterossexualidade; filhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License