SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Parentalidade em casais homossexuais: Uma revisão sistemáticaGênero, sexualidade e subjetividade: Algumas questões incômodas para a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CUNICO, Sabrina Daiana  e  ARPINI, Dorian Mônica. Significados de paternidade em famílias monoparentais femininas1. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp. 40-48. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100020058.

O presente estudo teve como objetivo conhecer os significados atribuídos à paternidade por mulheres chefes de família. Participaram deste estudo dez mulheres que compunham uma família monoparental e eram provenientes de grupos populares A entrevista, com roteiro semiestruturado, foi um dos instrumentos de coleta de dados assim como o grupo focal. O material coletado foi analisado por meio da análise de conteúdo, que sustentou o surgimento de categorias de análise. Os resultados indicaram, de modo geral, a coexistência de concepções tradicionais e modernas no que se refere aos significados atribuídos à paternidade. Ademais, evidenciou-se uma tendência a ampliação do modelo de paternidade, no qual o pai além de provedor da família é reconhecido por sua presença e afetividade, resgatando a sua importância no ambiente familiar.

Palavras-chave : paternidade; relações familiares; parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License