SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Significados de paternidade em famílias monoparentais femininas1Percepções do Cuidado aos Usuários de Drogas por Agentes Comunitários de Saúde* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ANJOS, Karen Priscila Lima dos  e  LIMA, Maria Lúcia Chaves. Gênero, sexualidade e subjetividade: Algumas questões incômodas para a psicologia. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp. 49-56. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100020059.

A sexualidade constitui um dos principais dispositivos de controle e produção de subjetividade na sociedade ocidental. Desse modo, acredita-se que seja fundamental para a psicologia, na atualidade, problematizar alguns de seus conceitos basais que organizam a forma como entendemos a constituição dos sujeitos, muitos explicitamente pautados por uma lógica heteronormativa de gênero e sexualidade. O presente trabalho utiliza ferramentas teóricas apresentadas por Michel Foucault e Judith Butler para apontar incômodos epistemológicos e políticos decorrentes de uma adoção acrítica de noções naturalizantes de gênero, sexualidade e subjetividade por parte da psicologia. Ao final, a título de exemplo, apresentamos algumas notas acerca da produção discursiva da diferença sexual em um manual de desenvolvimento humano utilizado nos cursos de formação em psicologia.

Palavras-chave : gênero; sexualidade; subjetividade; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License