SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Gênero, sexualidade e subjetividade: Algumas questões incômodas para a psicologiaEvidências de validade da escala PSOSH: Estigmatização e procura de ajuda psicológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

MELO, Bárbara Cristina de Assis; ASSUNCAO, Júlia Inácia Vieira  y  VECCHIA, Marcelo Dalla. Percepções do Cuidado aos Usuários de Drogas por Agentes Comunitários de Saúde*. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp. 57-66. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100020060.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fazem parte da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e são elos entre comunidade e equipe. Buscou-se compreender sua atuação no cuidado a usuários de álcool e outras drogas em um município de Minas Gerais, a partir de entrevistas individuais não estruturadas com estes profissionais. Recorreu-se à análise de conteúdo como referencial teórico para análise do material empírico. Foram delimitados quatro núcleos temáticos, abarcando centralmente as ideias de medo e preconceito em relação ao usuário; sofrimento familiar devido ao uso; desconhecimento da Rede de Atenção Psicossocial; e percepção de insuficiência na atuação profissional. Constatou-se, dentre outros aspectos, a relevância da Educação Permanente envolvendo os ACS amparada pela perspectiva da redução de danos.

Palabras clave : Agentes comunitários de saúde; Estratégia saúde da família; Álcool e outras drogas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License