SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Evidências de validade da escala PSOSH: Estigmatização e procura de ajuda psicológicaTraços patológicos da personalidade como preditores do Transtorno de Estresse Pós-traumático-TEPT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

MAIA, Maria de Fatima de Matos et al. Verificação empírica da consistência fatorial do inventário de bem-estar subjetivo munsh em jovens brasileiros. Psicol. pesq. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp. 76-84. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201600100020062.

Este estudo se tratou de validação fatorial do Memorial University of Newfoundland Scale of Happiness (MUNSH) para adolescentes brasileiros. Participaram 1864 adolescentes de 12 a 20 anos, residentes no norte de Minas Gerais, Brasil. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória visando a avaliar a estrutura fatorial da escala de bem-estar subjetivo para os jovens no contexto brasileiro. Os indicadores psicométricos se revelaram próximos aos exigidos pela literatura sobre modelagem estrutural, garantindo a confirmação do construto avaliado. Os resultados apresentados pelo modelo fatorial proposto evidenciaram uma excelente robustez da estrutura tetrafatorial, a qual, organizou-se em quatro fatores: Afeto Positivo, Afeto Negativo, Experiências Negativas e Experiências Positivas. Organização esta, previamente esperada. Considerando a evidência de validade fatorial e consistência interna da escala, sugere o seu emprego no contexto brasileiro para pesquisas com jovens relacionado ao bem-estar subjetivo.

Palabras clave : Adolescentes; Análise fatorial confirmatória; Bem-estar subjetivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License