SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Aron Gurwitsch, intérprete de Kurt Goldstein: a intencionalidade categorial* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ARAUJO, Saulo de Freitas  e  HONORATO, Aldier Félix. Para Além dos Princípios de Psicologia: Evolução e Sentido do Projeto Psicológico de William James. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100209.

William James é uma figura central na história da psicologia e da filosofia. Entretanto, a interpretação de sua obra ainda está repleta de lacunas e mal-entendidos. Por exemplo, a extensão e o sentido do seu projeto psicológico permanecem mal compreendidos. Para muitos autores, James teria abandonado a psicologia após The Principles of Psychology (1890), ao passo que outros entendem o The Varieties of Religious Experience (1902) como obra psicológica. O objetivo deste artigo é explorar a questão da evolução do projeto psicológico de James, acompanhando diversos momentos de sua manifestação ao longo de sua carreira. Ao final, vamos defender aquilo que chamamos de tese da pervasividade, segundo a qual a psicologia está presente em toda a obra de James.

Palavras-chave : William James; psicologia científica; história da psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License