SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Freud, Klein, Lacan and the constitution of the subjectPsychosocial analysis of school failure in youth and adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

COUTO, Leandra Lúcia Moraes  and  ALENCAR, Heloisa Moulin de. Concepção de justiça e injustiça de docentes do ensino fundamental. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100211.

Investigamos a concepção de justiça de professoras do ensino fundamental. Realizamos entrevistas com base no método clínico piagetiano. Verificamos que a temática dos direitos foi abordada pelas participantes em todas as perguntas e justificativas do estudo. Por outro lado, obtivemos poucas referências com relação à igualdade e à equidade. Também encontramos citações que versam sobre a oportunidade de desenvolvimento pessoal, o julgamento e a punição, a valorização ou desvalorização da vida e da profissão, entre outros. De maneira geral, os dados mostram que as concepções de justiça possuem predominância de características da moral autônoma. No entanto, chamamos a atenção para a ocorrência de dados que revelam a existência de traços de uma moral heterônoma na concepção das docentes.

Keywords : Psicologia da Moralidade; Educação moral; Justiça, Injustiça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License