SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Freud, Klein, Lacan e a constituição do sujeitoAnálise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

COUTO, Leandra Lúcia Moraes  e  ALENCAR, Heloisa Moulin de. Concepção de justiça e injustiça de docentes do ensino fundamental. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100211.

Investigamos a concepção de justiça de professoras do ensino fundamental. Realizamos entrevistas com base no método clínico piagetiano. Verificamos que a temática dos direitos foi abordada pelas participantes em todas as perguntas e justificativas do estudo. Por outro lado, obtivemos poucas referências com relação à igualdade e à equidade. Também encontramos citações que versam sobre a oportunidade de desenvolvimento pessoal, o julgamento e a punição, a valorização ou desvalorização da vida e da profissão, entre outros. De maneira geral, os dados mostram que as concepções de justiça possuem predominância de características da moral autônoma. No entanto, chamamos a atenção para a ocorrência de dados que revelam a existência de traços de uma moral heterônoma na concepção das docentes.

Palavras-chave : Psicologia da Moralidade; Educação moral; Justiça, Injustiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License