SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Concepção de justiça e injustiça de docentes do ensino fundamentalSuporte familiar e autoconceito infantojuvenil em acolhidos, escolares e infratores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NEGREIRO, Fauston; SILVA, Carolina Fernanda Da Costa; SOUSA, Yamila Larisse Gomes de  e  SANTOS, Layane Bastos dos. Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201700110010066.

Este estudo objetiva identificar fatores determinantes para o fracasso escolar vivenciado pelos estudantes inseridos na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Participaram 233 estudantes do 3º e 4ª ciclos, na maioria homens (57,1%) com idade média de 18 anos (variando de 15 a 54 anos) da região da planície litorânea do estado do Piauí. Utilizou-se questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista, e a análise foi realizada com o software Iramuteq®, empregando-se o método de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam fatores econômicos, políticos, a precarização da estrutura educacional pública brasileira, a ausência de suporte familiar e de um projeto político-pedagógico que considere a diversidade de realidades dos alunos, dentre outros, como responsáveis pelo fracasso escolar.

Palavras-chave : Fracasso Escolar; EJA; Análise Psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License