SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1WISC-IV: Evidências de Validade para Grupos Especiais de Superdotados” WISC-IVDo descaso a um novo olhar: a construção da Política Nacional de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas como conquista da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O caso de Recife (PE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NEPOMUCENO, Bárbara Barbosa; BARBOSA, Marília Studart; XIMENES, Verônica Morais  e  CARDOSO, Antônio Alan Vieira. Bem Estar Pessoal e Sentimento de Comunidade: um estudo psicossocial da pobreza1. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100214.

O estudo objetivou analisar as implicações psicossociais da pobreza, a partir do bem estar pessoal e sentimento de comunidade, em populações de comunidades rural e urbana do Ceará (Brasil). A pesquisa quantitativa contou com amostra de 411 sujeitos adultos. Aplicou-se questionários compostos por: itens de identificação, Instrumento de Mensuração da Pobreza Multidimensional, Sense of Community Index (SCI) e Personal Well-Being Index (PWI). Os resultados indicam média de pobreza multidimensional no contexto rural (M=0,28) maior que no urbano (M=0,23), entretanto o primeiro apresenta maiores médias de sentimento de comunidade e bem estar pessoal. Tais categorias apresentam correlação positiva (r=0,305). Os aspectos psicossociais da pobreza interagem com o contexto sociocultural assumindo diferentes configurações nos cenários urbano e rural.

Palavras-chave : Pobreza; Psicologia; Bem Estar Pessoal; Sentimento de Comunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License