SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1From neglection to the actual: the National Drug Users Policy as achievement of the Brazilian Psychiatric Reform. The case of Recife (PE) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

FLEURY, Luis Felipe de Oliveira; FORMIGA, Nilton Soares; SOUZA, Marcos Aguiar de  and  SOUZA, Marco Antônio Ferreira de. Escala de Percepção de Suporte Organizacional: evidência da estrutura fatorial em trabalhadores brasileiros. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201700110010033.

As crenças e as expectativas do indivíduo acerca da retribuição e do reconhecimento dado pela organização ao seu trabalho são questões diretamente relacionadas à percepção de suporte organizacional. No presente estudo pretendeu-se investigar evidências psicométricas da Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) em trabalhadores brasileiros. Para isso foram coletados dados com 635 pessoas. Foi realizado um procedimento de análise fatorial exploratória que demonstrou índices satisfatórios (KMO = 0,85; p < 0,001) e apontou o instrumento com um único fator que explica 49,9% da variância. O procedimento de análise fatorial confirmatória com o auxílio do software AMOS apontou índices satisfatórios de adequação do modelo. Os resultados reforçam a solução unifatorial representada de acordo com o que se esperava teoricamente.

Keywords : suporte organizacional; análise fatorial confirmatória; validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License