SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Community Health and Community Psychology:: their contributions to participatory methodologiesStreet outreach methodology under the perspective of adolescent users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

COSTA, Pedro Henrique Antunes da. Saúde Comunitária e Metodologias Participativas na formação e atuação com a temática do uso de drogas: Relato de experiência. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 14-21. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200141.

O presente trabalho objetiva relatar e discutir uma experiência de formação sobre a temática do uso de drogas para profissionais da saúde, assistência social e educação, articulada com as necessidades dos territórios e comunidades, de modo a possibilitar práticas contextualizadas sobre o tema. Para isso, se ancorou na Saúde Comunitária (SC), lançando mão de Metodologias Participativas (MP) na produção de conhecimento, avaliação e potencialização do processo. Mesmo num contexto societário antagônico às premissas de ambas, demonstrou-se as potencialidades da SC, materializada por meio da MP, para a formação e atuação conjuntas, contextualizadas e abrangentes sobre a temática do uso de drogas e suas múltiplas interfaces, circunscritas à realidade sociocomunitária e tendo na transformação de suas necessidades os elementos norteadores.

Keywords : psicologia comunitária; formação profissional; educação permanente; participação; drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License