SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Saúde Comunitária e Psicologia Comunitária:: suas contribuições às metodologias participativasA metodologia da abordagem social de rua na perspectiva de usuários adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

COSTA, Pedro Henrique Antunes da. Saúde Comunitária e Metodologias Participativas na formação e atuação com a temática do uso de drogas: Relato de experiência. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 14-21. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200141.

O presente trabalho objetiva relatar e discutir uma experiência de formação sobre a temática do uso de drogas para profissionais da saúde, assistência social e educação, articulada com as necessidades dos territórios e comunidades, de modo a possibilitar práticas contextualizadas sobre o tema. Para isso, se ancorou na Saúde Comunitária (SC), lançando mão de Metodologias Participativas (MP) na produção de conhecimento, avaliação e potencialização do processo. Mesmo num contexto societário antagônico às premissas de ambas, demonstrou-se as potencialidades da SC, materializada por meio da MP, para a formação e atuação conjuntas, contextualizadas e abrangentes sobre a temática do uso de drogas e suas múltiplas interfaces, circunscritas à realidade sociocomunitária e tendo na transformação de suas necessidades os elementos norteadores.

Palavras-chave : psicologia comunitária; formação profissional; educação permanente; participação; drogas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License