SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Saúde Comunitária e Metodologias Participativas na formação e atuação com a temática do uso de drogas: Relato de experiênciaConsultório na Rua: percepção de profissionais e usuários sobre redução de danos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

FINKLER, Lirene; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco  e  YUNES, Maria Ângela Mattar. A metodologia da abordagem social de rua na perspectiva de usuários adolescentes. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 22-32. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200181.

O estudo investigou a percepção de adolescentes em situação de rua acerca da intervenção de um serviço de abordagem social em um município do sul do Brasil. Utilizou-se metodologia de Grupo Focal, com participação de sete adolescentes (13-18 anos). Os dados qualitativos foram sistematizados em três eixos de análise: 1) intervenções com foco nos adolescentes; 2) intervenções com foco nas famílias; 3) o serviço de abordagem de rua enquanto parte de um sistema de cuidado. O serviço foi percebido como microssistema relevante e os processos proximais se estabeleceram a partir do oferecimento de apoio social em todas as suas modalidades. O apoio emocional informal destacou-se pelo vínculo e proximidade dos usuários com os trabalhadores. Implicações para intervenções em políticas sociais são discutidas.

Palavras-chave : adolescentes; avaliação; situação de rua; programas sociais; abordagem social de rua.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License