SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A metodologia da abordagem social de rua na perspectiva de usuários adolescentesUma pesquisa-intervenção sobre prevenção às IST/HIV com mulheres lésbicas e bissexuais. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

LIMA, Helizett Santos de  y  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Consultório na Rua: percepção de profissionais e usuários sobre redução de danos. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 33-41. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200164.

O estudo objetivou descrever ações de Redução de Danos (RD) desenvolvidas no Consultório na Rua (CR) do município de Goiânia, segundo relatos de profissionais e de pessoas atendidas. Participaram nove profissionais e quatro usuários de álcool e outras drogas em situação de rua. A metodologia foi qualitativa com roteiros de entrevista e utilização da análise de conteúdo. Categorias foram identificadas a partir de relatos dos profissionais: o foco do CR é RD e não abstinência; CR e RD favorecem escuta e vínculo. Quanto aos usuários foram identificadas categorias como: reduziu o consumo de substâncias psicoativas; equipe acompanha e orienta sobre RD. As contribuições direcionam-se ao aperfeiçoamento das políticas públicas para a atenção de pessoas usuárias em situação de rua.

Palabras clave : redução de danos; drogas; serviços de saúde pública; profissionais de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License