SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Consultório na Rua: percepção de profissionais e usuários sobre redução de danosDiálogos sobre sexualidade na escola:: uma intervenção possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BATISTA, Monique Cristina Henares  e  ZAMBENEDETTI, Gustavo. Uma pesquisa-intervenção sobre prevenção às IST/HIV com mulheres lésbicas e bissexuais.. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 42-50. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200180.

Esta pesquisa buscou discutir estrategias de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST’s)/HIV e proporcionar um processo grupal participativo entre lésbicas e bissexuais. Foi utilizada a pesquisa-intervenção, seguindo o referencial analítico-institucional. Foram selecionadas cinco participantes (duas lésbicas e três bissexuais), com as quais foram realizados três grupos focais. As experiências de prevenção das participantes tiveram caráter prescritivo, biomédico e heteronormativo. Foi relatado falta de preparo dos profissionais de saúde para atendimento dessa população, contribuindo para sua invisibilização e vulnerabilidade. Como efeitos da pesquisa, houve a sensibilização das participantes em relação ao tema e o seu deslocamento de uma experiência individual/privada para um plano coletivo. Foi criado um folder, visando constituir-se como um modo de dar visibilidade e inserir as vivências lésbicas e bissexuais no curso histórico.

Palavras-chave : vulnerabilidade; prevenção; IST; lésbicas; bissexuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License