SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Diálogos sobre sexualidade na escola:: uma intervenção possívelPromoção da Saúde em moradia estudantil:: desafios para o fortalecimento da coletividade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SCHUCK, Lara Monteiro; MARCANTONIO, Marta  y  FREITAS, Laura Garcia de. Práticas Comunitárias Participativas e Rearranjos de Trabalho: : Acolhimento Coletivo do Idoso. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 61-69. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100163.

O presente relato de experiência aborda um processo de mudança de fluxo para marcação de consultas do idoso numa Unidade Básica de Saúde do município de Porto Alegre (RS), dispositivando-o como mecanismo de participação comunitária, fortalecimento e apropriação coletiva do processo saúde-adoecimento, bem como da política do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do relato desta experimentação, erigida em discussões na equipe e no Conselho Local de Saúde, buscamos visibilizar e discutir potências e entraves na proposição de espaços coletivos de emancipação na atenção básica, a partir de necessidades em saúde.

Palabras clave : Participação comunitária; Saúde Coletiva; Atenção básica; Acolhimento; Atenção integral ao idoso.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License