SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Práticas Comunitárias Participativas e Rearranjos de Trabalho:: Acolhimento Coletivo do IdosoEntre o urbano e o rural:: afetações nos encontros de uma pesquisa em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro et al. Promoção da Saúde em moradia estudantil: : desafios para o fortalecimento da coletividade. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 70-78. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100100167.

Moradias universitárias atuam como via de inclusão social por possibilitarem a permanência dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No entanto, moradores relatam o enfrentamento de preconceitos, dificuldades de convivência, e diversas formas de sofrimento. O objetivo é partilhar a experiência de um projeto de pesquisa participativa e extensão focado no desenvolvimento de ações em promoção da saúde numa moradia estudantil. A entrada no campo e os instrumentos de diagnóstico situacional foram realizadas entre 2015 e 2016, com a participação de residentes, técnicos e gestores da moradia, e contribuí­ram para o levantamento e planejamento de intervenções com as demandas psicossociais apresentadas pelos moradores, visando fortalecer ações coletivas que sirvam como fator de proteção para vulnerabilidades psicossociais.

Palavras-chave : Promoção da saúde; Moradia estudantil; Vulnerabilidade; Instituições de ensino superior; Pesquisa participativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License