SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Entre o urbano e o rural:: afetações nos encontros de uma pesquisa em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

NASCIMENTO, Maria Valquiria Nogueira do  y  OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Práticas integrativas e complementares grupais e o diálogo com a educação popular. Psicol. pesq. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp. 89-97. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200190.

O presente estudo consistiu em analisar a inserção das PIC’s Grupais como estratégia de cuidado e atenção integral à saúde e as possibilidades de diálogo com a educação popular em Unidades Básicas. Dos equipamentos contactados, 22 realizavam PIC’s Grupais, a saber: relaxamento, meditação, yoga, tai chi chuan, grupos de suporte mútuo, tenda do conto, grupo de prosa com mulheres, grupo de bordadeiras, grupo de idosos, grupo de caminhadas, grupo de terapia e arte, grupos de contação de histórias, terapia comunitária e teatro do oprimido. A educação popular pode ser instrumento de reorientação da atenção à saúde e globalidade das PIC’s Grupais, com base numa perspectiva participativa, criativa, dialogada e emancipadora.

Palabras clave : Práticas integrativas e complementares; grupo; integralidade; educação popular; serviços de saúde da atenção básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License