SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Expectativa de vida e perspectiva de futuro em pacientes oncológicos: Revisão sistemáticaAtitudes das equipes dos serviços de atenção psicossocial em álcool e drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MORAIS, Edclécia Reino Carneiro de; ALESSIO, Renata Lira dos Santos; COELHO, Larissa de Siqueira  e  PONTES, Joanna Luiza da Cunha. Aborto e bioética no jornal Folha de São Paulo. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 23-32. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201800120010089.

Este trabalho objetivou analisar, à luz da teoria das representações sociais, a construção do aborto como notícia atrelada aos debates bioéticos na imprensa brasileira. Foram selecionadas 46 matérias sobre aborto do acervo do jornal Folha de São Paulo. Os dados foram analisados com ajuda do software ALCESTE, resultando em dois eixos: 1-ampliação das possibilidades legais para o aborto? - jornalistas e opinião pública aquecem a discussão sobre o acesso ao aborto; 2- definição de pessoa e valores - destaque para a discussão ontológica sobre o estatuto da pessoa e do embrião. A questão do aborto aparece aqui investida por preocupações normativas relativas à dimensão axiológica do direito à vida e à clivagem simbólica entre mulher e embrião.

Palavras-chave : Bioética; Aborto; Teoria das Representações Sociais; Imprensa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License