SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aborto e bioética no jornal Folha de São PauloPercepção de risco e atitudes de prevenção de acidentes em crianças (10-12 anos) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PINHO, Paula Hayasi et al. Atitudes das equipes dos serviços de atenção psicossocial em álcool e drogas. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 33-42. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/201800120010078.

Considerando que as atitudes dos profissionais de saúde influenciam suas práticas assistenciais, objetivou-se mensurar as atitudes desses profissionais frente ao álcool, alcoolismo e alcoolista. Foram entrevistados 288 profissionais de 12 Centros de Atenção Psicossocial Álcool/Drogas por meio da Escala de Atitudes Frente ao Álcool, Alcoolismo e Alcoolista. Apontou-se tendência a atitudes positivas, sobretudo dos profissionais com nível superior e que desenvolviam intervenções dirigidas a alertar os riscos do consumo do álcool e a desenvolver consciência crítica dos problemas. Entretanto, os trabalhadores apresentaram atitudes negativas frente à etiologia do alcoolismo e aqueles que desenvolviam intervenções dirigidas à abstinência apresentaram atitudes menos positivas.

Palavras-chave : atitude do pessoal de saúde; avaliação de serviços de saúde; transtornos relacionados ao uso de álcool; serviços comunitários de saúde mental; usuários de drogas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License