SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Risk perception anda atitudes of accident prevention in children (10-12 years)Reconstruction of ego outlines: a psychoanalitic look on amputation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

REIS, Cristine Gabrielle da Costa dos; OLESIAK, Luísa da Rosa; QUINTANA, Alberto Manuel  and  FARIAS, Camila Peixoto. Repercussões profissionais e cotidianas do adoecimento em pacientes do sexo masculino com câncer avançado. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200100315.

O câncer é uma doença que provoca diversas repercussões, dentre as quais está o próprio adoecimento, tratamentos e hospitalização. Essas questões afetam o funcionamento físico e psíquico do sujeito. Nesse sentido, objetivou-se compreender como os pacientes do sexo masculino vivenciam tais repercussões. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva com 11 pacientes de um Hospital Escola do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram analisadas por meio da análise temática. Compreendeu-se que, frequentemente, os sujeitos encaram a doença como uma interrupção da sua vida habitual, impossibilitados de realizar atividades profissionais, cotidianas e de lazer. Assim, ressalta-se a importância do processo de luto frente às perdas e mudanças como fundamental para o sujeito poder ressignificar sua vida.

Keywords : neoplasias; hospitalização; atividade-passividade; sofrimento; luto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License