SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Percepção de risco e atitudes de prevenção de acidentes em crianças (10-12 anos)A reconstrução dos contornos do eu: um olhar psicanalítico sobre a amputação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

REIS, Cristine Gabrielle da Costa dos; OLESIAK, Luísa da Rosa; QUINTANA, Alberto Manuel  e  FARIAS, Camila Peixoto. Repercussões profissionais e cotidianas do adoecimento em pacientes do sexo masculino com câncer avançado. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 1-2. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200100315.

O câncer é uma doença que provoca diversas repercussões, dentre as quais está o próprio adoecimento, tratamentos e hospitalização. Essas questões afetam o funcionamento físico e psíquico do sujeito. Nesse sentido, objetivou-se compreender como os pacientes do sexo masculino vivenciam tais repercussões. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva com 11 pacientes de um Hospital Escola do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram analisadas por meio da análise temática. Compreendeu-se que, frequentemente, os sujeitos encaram a doença como uma interrupção da sua vida habitual, impossibilitados de realizar atividades profissionais, cotidianas e de lazer. Assim, ressalta-se a importância do processo de luto frente às perdas e mudanças como fundamental para o sujeito poder ressignificar sua vida.

Palavras-chave : neoplasias; hospitalização; atividade-passividade; sofrimento; luto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License