SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Repercussões profissionais e cotidianas do adoecimento em pacientes do sexo masculino com câncer avançadoAvaliação da resiliência em Psicologia: revisão do cenário científico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

FRIGGI, Priscila Ferreira; QUINTANA, Alberto Manuel; REIS, Cristine Gabrielle Da Costa Dos  e  FARIAS, Camila Peixoto. A reconstrução dos contornos do eu: um olhar psicanalítico sobre a amputação. Psicol. pesq. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp. 63-72. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.24879/2018001200100378.

A amputação de membros é um procedimento reconstrutor, porém, altamente invasivo, podendo causar abalos não apenas orgânicos, mas psíquicos. Partindo disso, investigou-se, por meio de uma pesquisa qualitativa e de um aporte teórico psicanalítico, como os sujeitos amputados vivenciam a mudança corporal. Foram entrevistados 9 sujeitos submetidos à cirurgia de amputação em um hospital público do Rio Grande do Sul. Compreendeu-se que a amputação assumiu um caráter traumático para esses sujeitos, provocando uma ruptura nos alicerces simbólicos constitutivos de cada um e repercutindo diretamente na imagem corporal e em seu narcisismo. Diante disso, mostrou-se necessário o processo de reintegração corporal que exige um trabalho de luto pelo membro amputado e pela imagem corporal mantida até o momento da cirurgia.

Palavras-chave : amputação; psicanálise; narcisismo; imagem corporal; luto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License